Voltar para cases

Unifique alcança escalabilidade e flexibilidade na rede de voz STFC

Solução foi baseada no media gateway Kmedia

A Unifique é uma empresa que atua na área de telecomunicações, oferecendo serviços e soluções para residências, condomínios, empresas e órgãos governamentais há 19 anos. Hoje possui projetos wireless e modernas redes de fibra óptica em todo estado de Santa Catarina, fornecendo serviços de voz e dados para mais de 90 cidades, com potencial para atender mais de 70% da população do estado. Atualmente sua carteira é composta por mais de 75 mil clientes.

Com o objetivo de ampliar os serviços oferecidos, iniciou em 2012 sua operação de STFC (Serviço de Telefonia Fixa Comutada). A primeira fase foi planejada para interligar sete cidades de maior abrangência da Rede Unifique, com sinalização e troca de tráfego em cada uma delas.

Durante a implantação, o projeto foi modificado para adequar-se à estrutura oferecida pelas operadoras de interconexão, passando a ter seus pontos de sinalização em apenas duas cidades, uma redundante da outra. Neste novo cenário, as cidades que possuíam pontos de sinalização passaram a transferi-las para as demais cidades através do protocolo SIGTRAN. O suporte aos protocolos de interconexão implementados nos media gateways Kmedia, aliado à flexibilidade de configuração, foram decisivos para realizar esta mudança de projeto em tempo hábil, sem a necessidade de substituição ou aquisição de novos equipamentos.

Com o aumento da demanda pelos serviços, o projeto logo evoluiu para uma segunda fase. O cenário foi ampliado e outros dois gateways passaram a realizar exclusivamente a função de Ponto de Transferência da Sinalização (PTS). Desta maneira, além de ampliar o número de cidades atendidas, a confiabilidade da rede foi aumentada, alcançando a redundância completa da sinalização.

Modelo de aplicação Operadora - KMEDIA

Com a rede já em produção, a Khomp supriu a necessidade da Unifique em fornecer telefonia digital E1 a seus clientes de serviços DDR (Discagem Direta a Ramais), através dos gateways KMG 200 e UMG 100. Os equipamentos são instalados nas dependências dos clientes, interligando seus equipamentos de PABX tradicionais à telefonia IP da rede da Unifique. Após a renovação e ampliação do call center e do PBX IP da própria Unifique, a Khomp forneceu ainda os telefones IPS 200, IPS 212 e IPS 40 CC.

Em uma terceira fase, a Rede Unifique implantou um cluster de media gateways Kmedia. Sete media gateways Kmedia 800 da fase inicial foram centralizados em Blumenau, facilitando assim a gerência dos equipamentos, capazes de atender 1.536 chamadas simultâneas.

Essa estrutura foi possível devido à tecnologia do Kmedia, que permite um gerenciamento centralizado em um elemento de processamento externo. Caso haja qualquer problema de comunicação em um deles, os demais assumem toda a operação, garantindo assim a estabilidade e a segurança da comunicação em sua rede de voz. A arquitetura e compatibilidade de versões de hardware e software desta linha permitiu que os primeiros Kmedia, adquiridos em 2012, recebessem as últimas versões de softwares lançadas em 2016, podendo ser utilizados em uma nova arquitetura de redes sem perder o investimento feito no início do projeto.

Diante da flexibilidade, melhor relação custo-benefício, centralização e redundância dos equipamentos da Khomp, a Unifique pôde ampliar as suas operadoras, ativar novas interconexões e realizar adequações nos equipamentos da sua rede de uma forma efetiva, renovando assim seu parque tecnológico, que conta com 13 gateways. Com o aumento da operação, a Unifique está ajustando a sua estrutura para implementar mais dois clusters de gateways Kmedia, criando assim três grandes pontos de interconexão.

Atualmente, a Unifique e a Khomp discutem projetos e soluções inovadoras, como descreve Allan Diego Piske, Gerente de Redes do Setor de Telefonia da Unifique: “Estamos ampliando constantemente nossa rede, o que requer adequações nas plataformas e no parque instalado. O projeto com a Khomp nunca foi estático, está sempre mudando e a flexibilidade da Khomp em atender nossas necessidades é muito importante.”