A implementação do protocolo STIR/SHAKEN é uma resposta direta às preocupações relacionadas à autenticidade das chamadas telefônicas e à crescente incidência de fraudes e chamadas ilegítimas.
STIR (Secure Telephony Identity Revisited), o primeiro componente do protocolo, é um mecanismo desenvolvido para identificar o chamador em várias etapas da comunicação telefônica, garantindo a autenticidade da identidade do chamador e prevenindo fraudes, mesmo em situações de transferência de chamadas.
Já o protocolo SHAKEN (Signature-based Handling of Asserted information using toKENs) desempenha uma função semelhante, porém adaptada para chamadas que utilizam a infraestrutura telefônica tradicional, identificando o chamador por meio de tokens de segurança.
Essas tecnologias foram desenvolvidas com o objetivo principal de proteger os usuários contra chamadas ilegais, especialmente aquelas realizadas por meio de VoIP, e de proporcionar uma experiência de comunicação mais segura e confiável.
Ao implementar o protocolo STIR/SHAKEN, as operadoras de telefonia estão demonstrando seu compromisso em combater fraudes e garantir a integridade do sistema de comunicação telefônica.
A Khomp está completamente preparada para a revolução, oferecendo soluções integradas às operadoras de telefonia. Nossos sistemas já estão devidamente alinhados com o protocolo STIR/SHAKEN, evidenciando nosso compromisso com a vanguarda tecnológica neste campo específico.
Em uma conversa com Orlando Guitián, CEO da operadora americana Smart Carrier, nosso diretor comercial de Comunicações Internacional Ygor Voltolini questionou sobre “como a mágica funciona”, ou seja, como funciona essa relação entre o STIR/SHAKEN, a operadora e a FCC (Federal Communications Commission), a ANATEL nos Estados unidos.
Orlando explica que, a FCC (ou, ANATEL aqui no Brasil), somente age como uma reguladora, deixando as regras definidas porém a cargo de entidades terceiras de como organizar os certificados e fazer funcionar o ecossistema STIR/SHAKEN.
Em tradução livre, Orlando diz:
A premissa do STIR/SHAKEN é certificar que o caller ID está correto e que o número chamado realmente pertence à empresa que está entrando em contato, e que não seja uma fraude, ou tentativa de fraude. Nós conhecemos os números dos nossos clientes, e quando recebemos a requisição para criar o Token STIR/SHAKEN, nós olhamos o número do chamador, o número do destinatário, e com base nisso é criado o Token.
Por trás disso, tem muita coisa acontecendo, nós olhamos todas as informações para atestar que não há nada de errado com essa requisição, e de acordo com essas informações, o Token criado tem diferentes níveis de confiança
Quer saber mais?
Atender e se adequar às normativas dos órgãos reguladores também é um desafio na sua operação? Entre em contato com os nossos consultores comerciais (comercial@khomp.com) e veja quais são as soluções Khomp que estão sendo usadas para essa finalidade.